Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

De armas a horário de verão, novo Congresso apresenta 374 projetos e requerimentos em uma semana, por Lauriberto Pompeu/O Globo

Detalhes Notícia
Solicitações feitas por deputados e senadores da nova legislatura incluem projetos inspirados no caso do jogador Daniel Alves e ações contra o governo Lula. Em nova legislatura no Congresso, senadora Damares Alves (Republicanos-DF) solicitou comissão de proteção à criança; deputado Kim Kataguiri (União-SP) quer fim da fidelidade partidária Montagem com fotos de Brenno Carvalho/Agência O Globo e Michel Jesus/Câmara dos Deputados

 

 

O Congresso retomou seus trabalhos na semana passada já com centenas de projetos, requerimentos e pedidos de revogação de decretos presidenciais. Deputados apresentaram 298 iniciativas e senadores sugeriram 74. Entre as solicitações estão projetos inspirados no caso do jogador Daniel Alves, para evitar assédio sexual em casas noturnas, e a volta do horário de verão.

Não faltam também ações contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, como pedidos de parlamentares da oposição para derrubar o decreto que restringe acesso a armas e proibir empréstimos do BNDES a obras no exterior, como sugeriu o próprio presidente em viagem à Argentina em janeiro.

Também foram apresentados pedidos para criação de novas comissões permanentes na Câmara e no Senado. O próprio presidente Arthur Lira (PP-AL) prometeu, durante sua campanha de reeleição, criar novas comissões para atender partidos menores. Na lista, estão comissões como Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. No Senado, Damares Alves (Republicanos-DF) pediu a Comissão de Proteção Integral à Criança e Adolescente.

Leia mais em O Globo