Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Celeiro do mundo?, por Xico Graziano/Poder 360

Detalhes Notícia
Brasil caminha para se tornar a maior potência mundial de alimentos sem necessitar de narrativas políticas ou ufanismos. Colheitadeiras em campo. Para o articulista, forte crescimento das exportações agrícolas tem estimulado certo ufanismo sobre o Brasil ser o “celeiro do mundo”. Pixabay

 

 

O forte crescimento das exportações agrícolas tem estimulado certo ufanismo sobre o “celeiro do mundo”. Quantas pessoas, afinal, o Brasil alimenta mundo afora? A conta não é simples de ser feita, e muitos erram nessa matemática. Pior, narrativas políticas turvam a realidade, conforme mostraremos neste texto.

A primeira estimativa, divulgada pelo próprio Ministério da Agricultura, baseava-se em estudo (íntegra – 13MB) apresentado, em 2019, pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura e da
Pecuária) ao STF. No arrazoado à Corte, um infográfico apresentado para valorizar o agro mostrava que “o país alimenta 1,633 bilhão de habitantes no mundo”.

A informação foi, de certa forma, arredondada pelo então presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Celso Moretti, em um breve artigo: “a agropecuária brasileira alimenta hoje mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo, o que equivale a um Brasil e uma China juntos”.

Leia mais em Poder 360