Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Governo Lula agora impõe sigilo a imagens de vandalismo do Planalto, por Renato Machado e Marianna Holanda/Folha de Sâo Paulo

Detalhes Notícia
Foi negado pedido via Lei de Acesso à Informação feito pela Folha para obter íntegra das imagens do 8 de janeiro. Manifestante golpista com a camiseta de Jair Bolsonaro vandaliza relógio trazido por Dom João 6º ao Brasil - Reprodução

 

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impôs sigilo sobre a íntegra das imagens dos atos de vandalismo registradas pelo sistema de câmeras do Palácio do Planalto, alegando riscos para a segurança das instalações presidenciais.

No entanto, divulgou oficialmente trechos editados dessas imagens, que não permitem analisar a atuação e eventual omissão das forças de segurança no dia 8 de janeiro dentro do palácio, além de priorizar passagens que ligam a imagem dos ataques mais fortemente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A reportagem da Folha pediu via Lei de Acesso à Informação a íntegra das imagens registradas pelas câmeras de segurança internas e externas do sistema do Palácio do Planalto referentes ao domingo em que manifestantes golpistas vandalizaram os prédios dos Três Poderes.

Leia mais na Folha de São Paulo