Porto Alegre, sábado, 11 de maio de 2024
img

Terremoto deixa mais de 5.000 mortos na Turquia e na Síria, da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Equipes de regaste buscam por sobreviventes em escombros depois de abalo de magnitude 7,8 atingir região na fronteira entre os dois países. ONU alerta que número de mortos pode chegar a 20 mil. Baixas temperaturas dificultam os trabalhos de resgate Foto: Mahmut Bozarslan/AP Photo/picture alliance

 

 

Autoridades da Turquia e da Síria informaram nesta terça-feira (07/02) que já passa de 5 mil o número de mortos pelo terremoto que atingiu na madrugada de segunda uma região de fronteira entre os dois países.

O tremor de magnitude 7,8 na escala Richter sacudiu o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria. Na Turquia, o vice-presidente Fuat Oktay disse que o número de vítimas no país subiu para 3.419; o número de feridos é de 20.534. Com mais 1.602 pessoas mortas do lado sírio da fronteira, o número total de vítimas é de 5.102. O número de vítimas deve aumentar nas próximas horas.

O abalo ocorreu às 4h17 (horário local) na segunda-feira, e seu epicentro foi próximo à capital da província de Gaziantep, um importante centro industrial no sudeste da Turquia. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro ocorreu a uma profundidade de 18 quilômetros. O terremoto inicial foi seguido por dezenas de réplicas, incluindo um tremor de magnitude 7,5.

Leia mais em Deutsche Welle