Porto Alegre, sábado, 30 de novembro de 2024
img

Senadores dizem que ‘não há clima’ para destituir Campos Neto do BC, apesar de criticarem juros alto, por Fernanda Trisotto/O Globo

Detalhes Notícia
Congressistas de diversos partidos querem convocar o presidente da autoridade monetária para explicar taxa Selic a 13,75% ao ano. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto Edilson Dantas/Agência O Globo

 

 

Senadores avaliam que não há clima para a troca do presidente do Banco Central, apesar das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra os juros altos terem respaldo no Congresso. A avaliação entre os congressistas ocorre depois de o presidente ter dito nesta terça-feira, em meio a críticas a Roberto Campos Neto, que cabe ao Senado destituir o economista da autoridade monetária.

Conversas com os senadores indicam que, no momento, não haveria disposição nem da troca do presidente do BC como de mudar a regra de autonomia da autoridade monetária.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), líder do partido, interpretou a fala de Lula como uma constatação de que não possui competência legal para destituir Campos Neto, e que ela funciona como um meio de pressão:

― É preciso desarmar essa bomba (juros alto) e isso passa pela harmonização das políticas fiscal e monetária, e não por choques institucionais que só trariam solavancos e mais incertezas a esse cenário desafiador. Creio que o Senado não embarcaria nessa hostilidade por uma razão muito simples: o presidente Lula é um homem de diálogo e jamais requisitará esse gesto à sua coalizão ― defendeu ao GLOBO.

Leia mais em O Globo