Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Ex-dirigentes do BC dizem que autonomia blinda decisões politicas; por Eliane Oliveira, Vitor da Costa e Carolina Nalin/O Globo

Detalhes Notícia
Economistas afirmam que modelo é usado em países desenvolvidos e emergentes, e tem sido importante principalmente em momentos de eleições presidenciais. Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

 

 

Desde que assumiu a presidência da República em seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem criticando a autonomia do Banco Central, determinada em 2021, e os juros de 13,75% ao ano, mantidos nesse nível na última reunião do Comitê de Politica Monetária (Copom), na semana passada.

Mas o que significa um país ter um Banco Central autônomo? Segundo ex-presidentes e ex-diretores do BC, a autonomia protege a política monetária de influências partidárias, principalmente em vésperas de eleição. Afirmam também que o banco está se limitando a fazer seu trabalho ao tentar manter a inflação sob controle.

Para Arminio Fraga, que comandou o BC no governo Fernando Henrique Cardoso, o órgão nada mais faz do que cumprir a lei, ao perseguir o cumprimento da meta de inflação:

Apesar de críticas: Senadores dizem que ‘não há clima’ para destituir Campos Neto do BC
— O BC tem, por lei, autonomia para cumprir a meta de inflação que o governo determina. Não é correto reclamar do BC quando quem não está cumprindo a sua parte na área fiscal é o governo.

Leia mais em O Globo