Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Governo nega informações sobre esquema de segurança no Planalto no dia 8 de janeiro, por Alice Cravo/O Globo

Detalhes Notícia
Sob argumento de sigilo ou de pedido não ser "razoável", GSI não divulga dados sobre movimentação de tropas. Agentes federais patrulham Palácio do Planalto. Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

 

 

O governo federal negou acesso a uma série de informações envolvendo os procedimentos de segurança adotados no Palácio do Planalto sobre o dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes. Pelo menos seis pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação foram negados sob argumento de sigilo ou de não ser “razoável” a divulgação da informação. Também houve transferência de responsabilidades para justificar o veto à publicidade.

No primeiro deles, O GLOBO solicitou ao Exército informações sobre o efetivo e o deslocamento do reforço do Batalhão da Guarda Presidencial empregado no Palácio do Planalto no dia dos ataques. O contingente não foi suficiente para conter os golpistas.

A solicitação foi repassada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que negou o pedido sob o argumento de que não é “razoável a divulgação de informações que exponham métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial”.

Leia mais em O Globo