Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Entrevista: 'Quanto mais espaços tivermos no governo, mais apoios poderemos garantir', admite Bivar, por Gabriel Sabóia/O Globo

Detalhes Notícia
Entrevista: 'Quanto mais espaços tivermos no governo, mais apoios poderemos garantir', admite Bivar, por Gabriel Sabóia/O Globo Presidente do União Brasil quer que a legenda ocupe a Codevasf, estatal do orçamento secreto, além da Sudene e do Denocs.. O presidente do União Brasil, Luciano Bivar Agência. Foto: O Globo

 

 

Passado um mês e meio de governo, o Palácio do Planalto e o União Brasil, que responde por três ministérios, ainda não conseguiram se entender. Os aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigem mais fidelidade da legenda, enquanto o presidente da sigla, deputado Luciano Bivar (PE), diz abertamente que quer mais cargos para entregar o que os petistas pedem.

— O PT é feito por pessoas inteligentes, que sabem que para fazer política é necessário ter espaços. Quanto mais espaços tivermos no governo, mais apoios poderemos garantir — diz.

O União Brasil controla três pastas: Turismo, sob o comando de Daniela do Waginho; Comunicações, que está com Juscelino Filho; e Integração Nacional, cujo titular é Waldez Góes, que, embora seja filiado ao PDT, foi escolhido por indicação do senador Davi Alcolumbre (União). Em entrevista ao GLOBO, Bivar cita, uma a uma, quais cadeiras da máquina federal o União gostaria de ocupar: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Denocs).

Leia mais em O Globo