Tendo como tema “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”, a 8ª Conferência Municipal da Saúde de Canoas acontece nos dias 31 de março e 1º de abril. O evento, que tem como objetivo debater os problemas e soluções para a saúde do Município, volta a acontecer na cidade após quatro anos, em virtude da pandemia de Covid-19.
“Nosso objetivo é ter o maior número de participantes possíveis nesta edição. É um momento muito importante para que os usuários do SUS, profissionais e gestores da saúde possam debater, em conjunto, como deve ser a saúde de Canoas. A Conferência garante essa possibilidade única através da democracia e da cidadania”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Canoas, Mario Diehl.
Pré-Conferências
No dia 31 de março será realizada a abertura oficial da 8ª Conferência Municipal de Saúde e, no dia 1º de abril, pela manhã e tarde, serão realizados os debates sobre quatro eixos. São eles: I) A Canoas que temos e a Canoas que queremos; II) o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III) garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV) e amanhã será outro dia para todos.
Antes, acontecerão quatro pré-conferências em quatro quadrantes diferentes da cidade (confira datas e locais abaixo). A participação em uma das reuniões é o que garante a possibilidade de participação na eleição de delegados da Conferência. É através da eleição que serão escolhidos os representantes da cidade para as conferências nas esferas Estadual e federal.
Para participar das pré-conferências e da Conferência Municipal, basta residir na cidade e apresentar um documento com foto.
Cronograma pré-conferências
25/02 – Região Nordeste: Anfiteatro da Emef Erna Wurth
04/03 – Região Noroeste: Auditório da Emef Thiago Wurth
11/03 – Região Sudoeste: Escola Polivalente
18/03 – Região Sudeste: Escola La Salle Niterói