Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Novo juiz da Lava Jato é crítico de Moro e Deltan e contesta prisão de Lula, por Felipe Bächtold e Catarina Scortecci/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Eduardo Appio, que assumiu posto que era do atual senador, se diz garantista e questiona 'populismo judicial'. O juiz federal Eduardo Appio, que assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Lava Jato, no último dia 7 - Divulgação JF-PR

 

 

O juiz que ocupa a cadeira que já foi de Sergio Moro é abertamente um crítico dos métodos da Operação Lava Jato.

Eduardo Appio, 52, assumiu no último dia 7 a titularidade da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável por processos e inquéritos remanescentes da operação no Paraná.

Ele assume a vaga do magistrado Luiz Antonio Bonat, que foi o titular de 2019 até o ano passado, quando recebeu promoção à segunda instância.

Appio se define como um garantista. Nos últimos anos, participava de um programa de debates sobre temas jurídicos, do jornalista Luís Nassif no YouTube, em que a operação era um dos principais alvos dos participantes.

Ele usava expressões sobre o trabalho de Moro e do ex-procurador Deltan Dallagnol como “comédia” e “império punitivista”.

Leia mais na Folha de São Paulo