Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

José Dirceu volta à cena política com novo governo de Lula, pPor Marlen Couto/O Globo

Detalhes Notícia
Presidente diz que ex-ministro, festejado no aniversário de 43 anos do PT, é ‘militante político da maior qualidade’. O ex-ministro José Dirceu na festa de aniversário de 43 anos do PT Cristiano Mariz/O Globo

 

 

Ministro mais poderoso da primeira gestão do presidente Lula, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu vive um processo de “reabilitação” no novo governo do petista, 20 anos após ocupar o posto, em movimento semelhante ao da ex-presidente Dilma Rousseff. Depois de uma retomada na sua participação em eventos do PT e de ver o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), seu filho, tornar-se líder do partido na Câmara, o ex-ministro recebeu ontem um aceno público de Lula. Em entrevista, o presidente classificou o antigo auxiliar como “um agente e militante político da maior qualidade” e defendeu que o correligionário não tem que “andar escondido”.

Dirceu foi nome forte no período inicial da primeira passagem de Lula pelo Palácio do Planalto, entre 2003 2005 — ano em que deixou o governo, em meio ao escândalo do mensalão. De lá para cá, amargou um longo período de ostracismo.

— Ninguém pode ser penalizado a vida inteira. Ninguém pode ser na política criminalizado de forma perpétua. O José Dirceu é um agente político, um militante político, da maior qualidade. Ele está voltando a participar (dos eventos do PT) — afirmou Lula à CNN Brasil.

Leia mais em O Globo