Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Cadeia avícola entra em alerta máximo por novos casos de gripe aviária, por Claudio Medaglia/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Confirmação da doença em aves silvestres no Uruguai e na Argentina mobiliza governo e produtores MATTHEW HATCHER / AFP/JC

 

 

Produtores de aves e entidades representativas do setor no Brasil e no Rio Grande do Sul reforçaram nesta quarta-feira (15) medidas de prevenção contra a ocorrência de gripe aviária. O alerta se deve ao surgimento de dois novos casos em países vizinhos, ambos em aves silvestres.

No Uruguai, a doença foi identificada em um cisne-de-pescoço-preto na costa de Laguna Garzon, a 370 quilômetros de Jaguarão, no Rio Grande do Sul. Já na Argentina, a ocorrência foi constatada em Laguna de los Pozuelos, na Província argentina de Jujuy, a 1,9 mil quilômetros da fronteira, por Mato Grosso do Sul.

A notícia foi confirmada à tarde pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, em coletiva para acalmar o setor e reafirmar que medidas preventivas foram reforçadas em território brasileiro. Mas antes disso, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) já se articulavam para assegurar a sanidade dos plantéis do País e a proteção das exportações.

Leia mais no Jornal do Comércio