Considerado o maior destino de aventura do Sul do Brasil, Três Coroas, no interior do Rio Grande do Sul, conhecida – entre outras belezas naturais – pelas corredeiras do Rio Paranhana, comprova que a natureza é para todos.
Mais de mil visitantes são esperados para a quarta edição do ‘Camping Acessível’, marcada para o dia 4 de março, no Raft Adventure Park, um dos empreendimentos às margens do Rio Paranhana que recebe os visitantes em busca de aventura e diversão. O grande diferencial é que neste dia o público esperado é, em sua maioria, de pessoas com deficiência, e seus acompanhantes.
O evento que não tem fins lucrativos (entrada é a doação de 1 quilo de alimento) é organizado pela Associação das Pessoas com Deficiências, Amigos e Familiares, e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Três Coroas, e tem como objetivo promover a prática de esportes de aventura acessíveis e o turismo acessível. Arco e flecha, trilhas, banho de rio, rafting e vivências em botes, stand up paddle, bocha adaptada, badminton e playground adaptado e inclusivo são as modalidades oferecidas.
“Turismo acessível é assunto de extrema relevância para o destino Três Coroas. A celebração da vida ao ar livre é um dos nossos diferenciais e o Camping Acessível trabalha justamente a questão socialização, de levar as pessoas para o meio ambiente, e nada mais correto do que a gente pensar que essa experiência deve ser, de fato, para todos”, afirma Cristian Krummenauer, diretor de Turismo do município.
As atividades iniciam às 8h30 e a programação, que conta também com atrações musicais, segue até às 18h. Pelo menos 120 voluntários devem auxiliar o público na realização dos esportes. A organização do ‘Camping Acessível’ ainda prevê uma grande descida de rafting acessível, com pelo menos 200 participantes em 30 botes simultâneos na corredeira, a realização da atividade depende da vazão de água no Rio Paranhana.
Perfil do turista com deficiência
O Ministério do Turismo, em sinergia com a ideia do evento, lançou na última terça-feira (14) uma pesquisa elaborada em conjunto com a Unesco, para conhecer o perfil do turista com deficiência. O questionário “Acessibilidade em Atrativos Turísticos” pode ser respondido pelo https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/mtur-inicia-pesquisa-para-conhecer-o-perfil-do-turista-com-deficiencia e as informações coletadas servirão para o desenvolvimento de “políticas públicas mais eficazes para que a experiência turística seja ainda mais completa aos turistas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida”, destacou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Atualmente estima-se que o Brasil tenha 43 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.
O ‘Camping Acessível’ é uma realização da Associação das Pessoas com Deficiências, Amigos e Familiares de Três Coroas – Apdaf e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Três Coroas. Apoio da Prefeitura de Três Coroas, Câmara Municipal de Três Coroas, Raft Adventure Park, Brasil Raft, Central Sul Raft, Eco Aventuras, Exxtreme.4, Parque das Laranjeiras, ONG Caminhadores RS, Associação Trescoroense de Arqueirismo, FADERS, Associação de Bombeiros Voluntários de Três Coroas, Fisio Run, Somos Um Só, MarKulino´s, Nei Ferreira, Grupo Escoteiros Paranhana e Moda Bilíngue, e patrocínio de Romance Favorita, Samyras, Actvitta, RR Componentes, Tresco Park, Sicredi, Clima Car, Foto Felipetti, Dra. Lauren Felipetti, Simone Ramos Odontologia, Ramony Calçados, Agropecuária Pé da Serra, Eletri-Car e Relupaz Auto Peças.
Mais informações em visitetrescoroas.com.br ou @campingacessiveltrescoroas no Instagram.