Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
img

Assembleias Legislativas replicam pautas polarizadas das eleições em projetos de lei, por Marcelo Remigio/O Globo

Detalhes Notícia
Em 40 dias da nova legislatura, deputados estaduais de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia apresentam propostas defendidas por esquerda e direita. Primeira sessão da nova legislatura da Alerj Divulgação / Julia Passos

 

 

A polarização entre direita e esquerda que deu o tom nas eleições presidenciais do ano passado se reflete nas Assembleias Legislativas estaduais pelo país. Levantamento do GLOBO nos 40 primeiros dias da nova legislatura aponta que parte dos projetos apresentados defende pautas da direita — como escola sem partido, fim de passaporte sanitário e restrições à linguagem de gênero — e da esquerda: proibição da contratação, por parte do poder público, de pessoas ou empresas envolvidas com os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília; criação do Dia da Democracia; e fim da arquitetura hostil, que impede o acesso da população de rua a espaços públicos.

Somente na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), dos 197 projetos apresentados no início da legislatura, pelo menos 14 tratam de temas ligados a pautas defendidas pela direita e pela esquerda. Também há exemplos no Legislativo de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. O número no Rio só não é maior que o total de projetos ligados à segurança pública, total de 33, dos quais 16 com propostas de combate à violência contra a mulher.

Leia mais em O Globo