Veganos e ovolactovegetarianos geralmente defendem que retirar a carne da dieta é mais ético com os animais e contribui para o meio ambiente. No entanto, um novo estudo aponta que hábitos vegetarianos podem ser mais prejudiciais ao planeta do que alimentação baseada em proteína animal.
A pesquisa realizada na Universidade da Geórgia, e publicada no Journal of Political Ecology aponta que uma alimentação composta principalmente por vegetais e com consumo de carne local e limitado pode ser a melhor forma tanto para proteger o meio ambiente quanto para demonstrar empatia com os animais.
Não há nada de sustentável nesse modelo baseado em plantas. É realmente muita maquiagem verde [greenwashing: técnica de marketing que é associada a apropriação injustificada de virtudes ambientais]. Você realmente não precisa olhar muito longe para ver o quão problemática é essa narrativa
Amy Trauger, autora do estudo, em resposta à Phys
Leia mais:
A soja, usada principalmente nos Estados Unidos, para a produção de substitutos proteicos como o tofu e tempeh, não é plantada lá. Geralmente, grande parte dela é importada da Índia à custa de devastação ambiental e destruição de habitat animal no país. Além disso, os campos de agricultura destinados ao propósito de exportação poderiam ser utilizados para acabar com a insegurança alimentar da população local.
Leia mais em Olhar Digital