Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
img

‘Vamos ver muitos empresários pedindo água’, diz Ricardo Knoepfelmacher, por Renée Pereira/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Movimento da Americanas, que pediu recuperação judicial, é o início de uma onda que virá daqui para frente envolvendo médias e grandes empresas, diz economista. Onda de pedidos de recuperação, como o da Americanas, deve se acentuar. Foto: Taba Benedicto/Estadão

 

 

Nos últimos meses, o volume de consultas de empresas para reestruturar a dívida cresceu 300%, segundo Ricardo Knoepfelmacher (mais conhecido como Ricardo K.), sócio da RK Partners, responsável pelas principais reestruturações de empresas no Brasil.

Há dois anos, ele alertava para os riscos da abundância de dinheiro no mercado, que acabou criando uma distorção. Na época, o consultor afirmou que as empresas estavam entre entrar em recuperação judicial e fazer um IPO. A conta chegaria em dois anos.

Hoje ele vê o cenário mais complicado, com juros altos e restrição de crédito por causa da Americanas. Para o consultor, a decisão dos bancos de segurar o crédito pode piorar ainda mais a situação. “Os bancos estão pensando no balanço deles, mas pode haver um efeito sistêmico no varejo.” Confira trechos da entrevista.

Leia mais em O Estado de São Paulo