Em conversa com empresários no Fórum São Paulo Global, Especial Brasil de Ideias, realizado pelo Grupo VOTO nesta segunda-feira (27), o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que o Estado está focado no desenvolvimento social e econômico, e que vai buscar parcerias com o capital privado a fim de criar um ambiente propício para a geração de investimentos.
“A gente precisa trazer o emprego para cá. O governo está muito focado nas frentes social e econômica, buscando a parceria com o capital privado. E por isso, sim, vamos vender patrimônio. Precisamos de eficiência para fazer a diferença. Estou bastante otimista com o futuro do estado”, comentou ele.
Educação como prioridade
No palco do Brasil de Ideias com a presidente do Grupo VOTO, Karim Miskulin, o governador reforçou que é preciso ter perspectiva de um futuro melhor a partir da educação.
“Falando de futuro, temos um desafio gigantesco pela frente, caminhando no pilar social. Somos um estado rico, mas muito desigual. E vamos enfrentar a falta de qualidade na educação. Transformar as escolas de ensino médio em centros de formação profissional, sobretudo no mercado de tecnologia. Temos que ensinar tecnologia e finanças nas escolas, com inteligência artificial”, falou.
Investimentos
No pilar econômico, Tarcísio de Freitas pontuou que São Paulo tem o compromisso de crescer além do que já cresce. E que serão feitos investimentos nas frentes de energia e infraestrutura.
“Temos que acabar com os contornos da região do litoral, onde aconteceram os desastres. Impressionante que a gente não perceba que precisa privatizar o Porto de Santos. Eu quero privatizar o Porto de Santos.
Vamos abrir as portas do mercado para muita gente, e com o pacote correto do fundo tributário, vamos trazer muitos empregos. Vamos revitalizar o centro histórico de Santos e, na lógica do investimento cruzado, fazer a infraestrutura necessária.
Podemos nos transformar no maior hub da América Latina ou ficar para trás. O que faremos?”, completou.
Privatizações
As privatizações também foram assunto no Fórum São Paulo Global desta segunda-feira.
“Precisamos dar a velocidade que só o setor privado pode alcançar. E vamos oferecer ao mercado uma série de projetos e privatizações necessárias. É possível privatizar a Sabesp baixando tarifa. Com uma empresa mais eficiente, é óbvio que a tarifa vai cair. Assim como ocorreu na Eletrobrás. Fora trazer investimentos em áreas onde hoje a Sabesp não é atendida. Vamos apostar em investimentos desta ordem para fazer o estado crescer”, disse.
Competitividade
O governador falou, ainda, sobre a guerra fiscal e a necessidade de processos menos burocráticos.
“Perdemos indústrias para outros estados em virtude da guerra fiscal. É preciso tornar o sistema mais simples. Transformar créditos de ICMS em investimentos e reduzir as alíquotas para nos tornarmos mais competitivos. Assinamos 11 decretos hoje nesta ordem para honrar esse compromisso”, comentou.
Na semana que vem, Tarcísio deverá se reunir com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para traçar um plano de reindustrialização do estado.
Tragédia no Litoral Norte
Tarcísio de Freitas agradeceu a solidariedade da iniciativa privada diante do temporal que, até o momento, já vitimou 65 pessoas no Litoral Norte de São Paulo. E reforçou que pretende contar com aporte financeiro do setor privado para a construção de casas na região.