Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Trabalho escravo: vereador que ofendeu baianos diz ter sido 'mal interpretado': 'Fiz uma fala que foi um pouquinho infeliz', por Bianca Gomes/O Globo

Detalhes Notícia
Ao GLOBO, Sandro Fantinel (Patriota) disse que foi "mal interpretado", não tem nada contra os baianos e, "inclusive", tem "amigos e primos que moram no nordeste". Vereador Sandro Fantinel (Patriota) disse para agricultores não contratarem 'aquela gente lá de cima' . Foto: Reprodução / TV Câmara Caxias

 

 

O vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel (Patriota) sugeriu nesta terça-feira, em discurso no plenário da Câmara Municipal, que agricultores e empresas agrícolas contratem trabalhadores argentinos, e não mais “aquela gente lá de cima”.

O parlamentar disse que os baianos “vivem na praia, tocando tambor” e, por isso, “era normal que se fosse ter esse tipo de problema”, em referência aos funcionários de vinícolas resgatados no Rio Grande do Sul em condições análogas à escravidão.

— Em nenhum lugar do estado, na agricultura, teve um problema com argentino ou com um grupo de argentinos. Agora, com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema. Que isso sirva de lição, deixem de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa para vocês não se incomodarem novamente — discursou.

Antes, o vereador recomendou que os empresários do setor agrícola contratassem argentinos, que, segundo ele, são “limpos” e “corretos”:

— Não contratem mais aquela gente lá de cima. Conversem comigo, vamos criar uma linha e vamos contratar os argentinos. Porque todos os agricultores que têm argentinos trabalhando hoje só batem palma. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantêm a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem o patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam.

Leia mais em O Globo