Porto Alegre, segunda, 23 de setembro de 2024
img

Senado aprova MP de Bolsonaro que reduz imposto sobre gastos no exterior, por Thaísa Oliveira/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Alíquota de IR que incide nas remessas para fora do país caiu de 25% para 6%. Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária - Jonas Pereira-21.dez.2022/Agência Senado

 

 

O Senado aprovou nesta terça-feira (28) a MP (medida provisória) que reduz a alíquota do Imposto de Renda retido na fonte para pagamentos relacionados a viagens de brasileiros ao exterior.

A medida vale para pagamentos feitos por brasileiros a pessoas físicas ou empresas instaladas no exterior para cobertura de gastos pessoais durante viagens de turismo e de trabalho, até o limite de R$ 20 mil ao mês.

Desde janeiro deste ano, a medida provisória reduziu a alíquota do Imposto de Renda nas remessas ao exterior de 25% para 6%. O percentual será mantido em 2024, mas será elevado gradualmente em um ponto percentual por ano a partir de 2025, chegando a 9% em 2027.

A MP foi editada em setembro do ano passado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para melhorar a competitividade das agências brasileiras de turismo após dois anos de pandemia de Covid-19.

Leia mais na Folha de São Paulo