Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

ARKO ALERTA | “O mercado não ganhou a eleição”, diz Gleisi Hoffmann

Detalhes Notícia
Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo

 

 

A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, elogiou Fernando Haddad, ministro da Fazenda, pela negociação em torno da reoneração de combustíveis ao longo desta semana, mas voltou a criticar as reações do mercado e a política de preços da Petrobras. As falas ocorreram durante entrevista concedida à coluna de Guilherme Amado, do jornal Metrópoles.

Abertamente contrária ao retorno dos impostos federais sobre combustíveis, Gleisi avaliou que foi correta a decisão do colega de partido de buscar mediação. Mas rechaçou as críticas do mercado e pontuou que a sigla manterá a posição de defender o projeto econômico desenvolvido durante a campanha que elegeu Lula.

“O PT é o guardião desse projeto desenvolvimentista que ganhou as eleições. Vamos sempre defender isso. O mercado pressiona o tempo inteiro. Tem que ter um contraponto nisso. O mercado não ganhou a eleição. Ele [Haddad] é do PT. Ele vai implementar a política que o presidente Lula definir”, afirmou.

Banco Central
A deputada voltou a atacar os altos juros e pediu o afastamento de Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central, seja por decisão voluntária ou por canetada do Planalto, decisão que deve ser referendada pelo Senado.

“Acho que ele tinha que pedir pra sair do Banco Central, ele não tem nada haver com esse projeto que ganhou nas urnas”, afirmou. E completou: “Acho que quando não dá certo, não tem resultado, ele tem que sair. A lei prevê isso. Se ele ficar e continuar a não entregar resultado acho que tem que submeter ao Senado e articular”, completou.