O Polo Automotivo de Camaçari, última fábrica da Ford no Brasil, será assumido pela gigante chinesa, BYD, que fechou acordo com a multinacional estadunidense. As informações são do colunista do Uol, Jorge Moraes. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, planeja viagem à China para uma reunião com representantes da companhia.
Ainda segundo o colunista, a presidência da empresa do leste asiático fará um anúncio oficial no próximo mês. A BYD investirá cerca de R$ 3 bilhões na criação de três fábricas na Bahia, que segundo Moraes, é o valor do protocolo de intenção já assinado.
Uma comitiva chinesa desembarca em solo brasileiro na próxima semana para estudar o modelo de negócio, confirmar o número de produtos, a fábrica de automóveis, ônibus e caminhões e beneficiamento de lítio. Com isso, vão analisar o início da produção para 2024.
A BYD é a maior fabricante de carros elétricos do mundo e possui atividades no Brasil desde 2015, tendo aberto a linha de produção no país em 2017. Ela possui instalações na cidade de Campinas (SP).