Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Fimec 2023 projeta reunir mais de 20 mil profissionais do setor coureiro-calçadista

Detalhes Notícia
Visitantes de mais de 35 países são esperados de 07 a 09 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS (Brasil)

 

 

A única feira que reúne tudo para o mercado coureiro-calçadista está prestas a começar. De 07 a 09 de março, o cluster se encontrará na 46ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, em busca das principais tendências e tecnologias do setor. Durante três dias e em um mesmo local, os visitantes poderão conferir de perto inovações de todo o processo calçadista. Da produção à logística, a Fimec apresentará novidades em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação para diferentes áreas do setor. O credenciamento para a feira profissional é gratuito e já está aberto através do site www.fimec.com.br.

Já reconhecida como a maior feira do setor na América Latina e a terceira maior do mundo, a Fimec 2023 se destaca pela presença de visitantes do exterior, totalizando, até o momento, profissionais credenciados de 37 países, incluindo o Brasil. “A Fimec é uma feira mundial extremamente importante para o setor coureiro-calçadista, principalmente para os clusters do couro e do calçado das Américas, que se se encontram aqui. Mas, nesta edição, se consolida ainda mais internacionalmente, pois já temos registrados visitantes de 37 países, muitos da África, Europa e Ásia. Assim, vamos ter uma feira muito internacionalizada, trazendo de volta os bons tempos da nossa incursão mundial nos calçados e couros”, explica Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac.

Além de visitantes de diferentes estados brasileiros, a Fimec receberá profissionais da África do Sul, Argentina, Áustria, Bangladesh, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Chile, China, Colômbia, Egito, Equador, Espanha, EUA, Etiópia, Gana, Grã-Bretanha, Guatemala, Guiné, Índia, Irã, Mauritânia, México, Nigéria, Palestina, Paquistão, Paraguai, Peru, Quênia, República Democrática do Congo, República Dominicana, Senegal, Somália, Uruguai e Venezuela. “Esperamos receber mais de 20 mil visitantes nos três dias de feira”, projeta Jung.

A internacionalização da feira também se estende aos expositores desta edição, já que a Fimec reunirá 55 empresas estrangeiras de cinco países, que serão: Argentina, China, Itália, Peru e Uruguai. Ao todo, a feira contará com mais de 350 expositores, totalizando 10 mil m² – uma área de exposição 30% maior em relação ao último ano.

Bastidores da Fimec – O processo de montagem da Fimec está em andamento e envolve mais de 40 montadoras que somam 800 postos diretos de trabalho. Para trabalhar durante os três dias de evento serão contratados em torno de 120 profissionais, incluindo os serviços de segurança, limpeza, credenciamento, atendimento e bombeiros civis. Além disso, até o momento, já foram emitidas mais de 1.900 credenciais de expositores para o evento.

Expositores projetam bons negócios
Entre os expositores desta edição, a expectativa também é positiva. Para Marcelo Cezario, diretor da Comelz, a Fimec 2023 é a oportunidade para apresentar ao mercado os produtos da marca, além de alavancar ainda mais as vendas. “A Fimec servirá como um ‘termômetro’ para entender como o ano se projetará, contribuindo para finalizarmos as estratégias”, antecipa. A Comelz, que já participa da Fimec com estande próprio desde 1998, apresentará nesta edição a linha de Máquinas Plus, com características mais versáteis para a indústria, além da linha CJ para setores de desenvolvimento e pequenas produções. Ao falar sobre o cenário do cluster, Cezario explica que se percebe uma arrancada acima da média em termos de vendas neste início de ano. “As empresas estão, em sua maioria, repletas de pedidos, algumas fechadas até maio ou além desse período. Paralelo a isso, em geral, os clientes estão com problemas de mão de obra, principalmente a especializada”, avalia.

Outra empresa que apresentará novidades na Fimec é a Maquetec. Para o diretor comercial da marca, Gerson Luiz Lorscheitter, a feira dá visibilidade ao expositor para apresentar suas inovações. “Nossa expectativa é fazer muitos negócios e encaminhar outros. Queremos fazer desta feira a melhor de todas, pois estamos completando 30 anos de empresa”, explica Lorscheitter, destacando que a Maquetec participa da Fimec desde 2005. Ao falar sobre o cenário do setor, o diretor comercial aponta que se está diante de uma grande oportunidade para se fazer deste período o melhor de todos os tempos. “Temos possibilidades visíveis na exportação e de formar marcas respeitadas no mundo”, salienta.

Fábrica Conceito terá cinco linhas de produção
Pela primeira vez em sua história, a Fábrica Conceito apresenta na Fimec cinco linhas de trabalho, com produção simultânea de calçados infantis, masculinos, femininos e de segurança. Para tornar o projeto realidade, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC, a Fenac e a Coelho Assessoria Empresarial contam com as parcerias de Calçados Pegada (com produção de um modelo masculino de tênis em knit e couro), Arezzo Co. (com um modelo de scarpin em couro), Calçados Conforto (com um modelo de calçado de segurança em  tecido e knit), e Senai Calçados (com produção de um modelo de calçado infantil para recém-nascidos e um tênis masculino em tecido e couro). A Fábrica Conceito é realizada em um espaço de 1.612 metros quadrados de área, com a participação de 60 empresas, entre fabricantes e fornecedores de matérias-primas, insumos, máquinas, equipamentos e soluções de tecnologia. Serão produzidos em torno de 2.500 pares de calçados nos três dias da feira. Para tornar a produção realidade, o projeto contará com cerca de 100 pessoas na operação.

Fórum CICB de Sustentabilidade abordará rastreabilidade
Com o objetivo de reunir ideias, exemplos positivos e inovações para a cadeia do couro, o Fórum CICB de Sustentabilidade ocorrerá junto à programação da Fimec, no dia 08 de março. Com o tema “Caminhos para a rastreabilidade”, o evento apresentará novas possibilidades aos profissionais do setor a partir de palestras com especialistas do mercado. Depois de duas edições em formato online, o evento volta à versão presencial, reunindo cinco palestras e um painel em que serão apresentadas ferramentas, soluções, a evolução e as perspectivas no campo da rastreabilidade. Geotecnologia, automação, o alcance de dados e os principais números do panorama atual da indústria de couros estarão em pauta com especialistas do Brasil e do exterior. As inscrições são gratuitas e já estão abertas em www.cicb.org.br/forum2023.

Estúdio Fimec traz inspiração aos visitantes
Projeto confirmado para a Fimec 2023, o Estúdio Fimec apresentará tendências de consumo, comportamento e tecnologia. Conhecido como um ambiente de pesquisa, os visitantes do local poderão conferir de perto o resultado de um amplo estudo voltado ao comportamento que pauta produto. Neste ano, o espaço reunirá os conceitos de sustentabilidade, digitalização, frugalidade e conforto. Novamente, o espaço ficará em um local de destaque da Fimec, na entrada da feira, com expositores demonstrando produtos e materiais, além de softwares de desenvolvimento e espaços com informação e conteúdo da área.