Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
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Dragagem da Hidrovia da Lagoa Mirim será viabilizada com recursos da União, por Bárbara Lima/Jornal do Comércio

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Hidrovia da Lagoa Mirim que liga Brasil e Uruguai é demanda de décadas DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Uma demanda antiga do setor logístico do Rio Grande do Sul e do Uruguai, a construção da Hidrovia da Lagoa Mirim avança com negociações entre os dois países. A novidade é que, conforme declaração assinada nesta terça-feira entre os ministros de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira e, do Uruguai, Francisco Bustillo, a dragagem do projeto será financiada com dinheiro da União.

O documento confirma o lançamento da licitação do projeto básico e executivo, acompanhado do estudo ambiental, da hidrovia Brasil-Uruguai. Nas próximas semanas, o Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) lançará pregão para a obra e a ideia é que comece ainda este ano. Detalhes como valores e fonte de recursos para o financiamento da obra serão divulgados após a realização dos estudos.

A hidrovia do Mercosul, como também é chamada, é discutida há 60 anos, quando uma Comissão foi criada para tratar do assunto. Em 2021, ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a concessão da hidrovia foi autorizada, tornando o projeto pioneiro no País por sugerir pedágio. A iniciativa era vista como prioridade no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) federal.

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