Porto Alegre, terça, 24 de setembro de 2024
img

Trabalho escravo: 11 pessoas são resgatadas em pedreira no Piauí, por Mariana Albuquerque/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Quatro trabalhadores foram resgatados em Eliseu Martins e outros sete em Elesbão Veloso. Outras 10 pessoas encontradas faziam serviço de forma totalmente irregular, sem o devido registro (crédito: Auditoria-Fiscal do Trabalho)

 

 

Auditores fiscais do Trabalho do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), resgataram, durante fiscalizações feitas entre os dias 1º e 8 de março, 11 trabalhadores em condições análogas à escravidão. O grupo laborava no corte manual de pedras, em pedreiras nos municípios de Eliseu Martins e Elesbão Veloso, no Piauí. Também foram encontradas outras 10 pessoas que faziam serviço de forma totalmente irregular, sem o devido registro.

A operação contou com a participação da Polícia Federal, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Trabalho. Segundo uma nota emitida pelo MPT, no município de Eliseu Martins, quatro trabalhadores da pedreira estavam alojados em um barraco de lona sem condições mínimas para ser habitado.

“Não foram disponibilizadas instalações sanitárias, obrigando os empregados a utilizarem o mato para fazer suas necessidades fisiológicas e a tomarem banho ao relento com a utilização de vasilhas. Também não foi providenciado local adequado para o preparo e consumo dos alimentos, os trabalhadores improvisavam fogareiros para prepararem sua comida sem higiene e cuidado necessários.”

Leia mais no Correio Braziliense