Os porto-alegrenses que quiserem curtir com os filhos ganharam mais um ponto de diversão. É o novo playground do Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão. O espaço foi entregue à comunidade nesta sexta-feira (10), em cerimônia que contou com a presença do prefeito da capital, Sebastião Melo, e dos gestores das empresas adotantes – Hospital Moinhos de Vento, Melnick, Panvel, Tramontina e Grupo Zaffari.
Melo destacou o objetivo de tornar Porto Alegre a capital das parcerias. “É um momento simbólico, de retomada de espaços públicos da nossa cidade. Agradecemos muito a parceria e o entusiasmo da iniciativa privada – e que a população use, aproveite e cuide desse espaço”, disse o prefeito.
Com investimento de R$ 408 mil em uma área de 345,4 m², o playground inova com espaço de piso emborrachado e diversos brinquedos: gira-gira, gangorra de pé equilibrista e tripla, escalada torcida, balanço bebê, convencional e ninho preto, cama elástica, escada e escorregador, além de um morro com ponte, três morrinhos e caixa de areia. O local dispõe também de área verde, com 153 mudas do arbusto Viburno e 612 mudas da planta Liríope. A revitalização contou com recursos próprios de todas as empresas adotantes.
Para a superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, Melina Moraes Schuch, a parceria público-privada é uma forma eficiente de promover melhorias. “O Moinhos de Vento é um dos adotantes fundadores do Parcão e acreditamos que a união de esforços é positiva para todos da sociedade. Esta ação está diretamente ligada ao nosso propósito de Cuidar das Pessoas”, reflete.
O envolvimento do Hospital Moinhos de Vento nestes projeto na Capital é constante. “Queremos promover transformações na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas. Este é um dos princípios da nossa instituição. E a entrega de hoje é mais uma entre tantas que estamos planejando junto ao Instituto Moinhos Social para este ano”, destaca o superintendente de Responsabilidade Social e Governos, Luis Eduardo Ramos Mariath.
Localizado numa região tradicional de Porto Alegre, com área total de 115 mil m², o Parcão surgiu como uma opção de lazer e se consolidou como uma das áreas verdes mais frequentadas numa das zonas mais nobres da Capital. Recentemente, as adotantes já realizaram diversas melhorias no Parcão: reparos e consertos em geral, a nova pista de caminhada externa, além de intervenções de paisagismo. Já está aprovado, também, o projeto para a revitalização da área esportiva do parque.
O evento também marcou o início da reforma de revitalização do lago, com captação de recursos promovida pela Melnick em conversão dos índices construtivos, conhecido por Termo de Alienação de Solo Criado em Contrapartida.