Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Desafio do Brasil é a produtividade, afirma Schüler, por Cláudio Isaías/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
O Brasil ainda é uma economia muito fechada, e deve gradativamente reverter isso", defende Fernando Schüler FOTOS: LUIZA PRADO/JC

 

 

O Brasil tem alguns desafios bastante claros. O primeiro é a produtividade. Com exceção do agronegócio, a produtividade brasileira está estagnada há mais de três décadas. A análise é do cientista político Fernando Schüler. Professor do Insper e doutor em Filosofia e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Schüler avalia que o País precisa também aprofundar as reformas e continuar melhorando a regulação, como foi feito na área do saneamento básico e da cabotagem, além de oferecer segurança jurídica para os investimentos.
O cientista político destaca que o governo federal já vem sinalizando que deverá lidar com o tema fiscal preponderantemente pelo lado da receita. Segundo Schüler, a reoneração dos impostos sobre a gasolina, e o anúncio da tributação na exportação de petróleo expressam isso.
O cientista político comenta que não existe espaço, em Brasília, para recuos em temas estratégicos como a reforma trabalhista, previdenciária, agências reguladoras, ou a autonomia do Banco Central.

Leia mais no Jornal do Comércio