De 29 a 31 de março, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), estará presente no South Summit Brazil 2003, que acontece em Porto Alegre. A secretaria apresentará o Parque Canoas de Inovação (PCI), no evento que é uma plataforma de negócios que conecta empresas, startups e investidores com o propósito de moldar um futuro inovador e sustentável.
Com foco para o futuro e em sintonia com o South Summit Brazil 2003, o PCI vem se consolidando como um polo tecnológico no Estado, à medida que novos empreendimentos buscam estar em um espaço inovador de trabalho, integrando pesquisa, tecnologia e meio ambiente. Atualmente, o Parque possui três empresas instaladas e operando: a Novus, Exatron e a TCS.
O PCI é o terceiro maior parque tecnológico do Brasil em tamanho de área, com 508,45 hectares, sendo 259 hectares de área ambiental e 250 hectares de espaço empresarial, divididos em três fases. Localizado no Bairro Guajuviras, o local é um cluster (complexo de empresas relacionadas entre si) voltado para os segmentos de tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento.
Por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (Fumdecan Lei Municipal n° 5600/2011), que regulamenta as diretrizes para instalação de empreendimentos, as empresas podem receber áreas doadas pelo município, com encargos. Em contrapartida, é necessário investir na geração de empregos, produção de tributos, bem como na apresentação de cronograma de investimentos em obras e equipamentos, atendendo o interesse público.
Neste momento, o Parque está recebendo as obras de um data center que movimentará mais de R$ 400 milhões. O titular da SMDETI, Marcus Vinicius Quinho, destaca que esse empreendimento trará mais agilidade às operações virtuais em Canoas. “O data center é um investimento de grande porte, que chega ao Rio Grande do Sul no momento em que o mercado cresce a dois dígitos ao ano no mundo, em uma região que busca infraestruturas robustas, flexíveis e seguras. Esta é a base para a nova era da tecnologia da informação e para a forma como as empresas utilizarão essa inovação”, destacou o secretário.
Saiba mais sobre o Parque Canoas de Inovação clicando aqui.