Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Projeto do Senai Cachoeirinha fica em segundo lugar em prêmio nacional. Sistema Otimizado de Fechamento de Tanque concorreu com 4,7 mil soluções

Detalhes Notícia
Projeto do realizado pela equipe do Centro de Formação Profissional Senai Comendador Clemenet Cifali, de Cachoeirinha

 

 

O projeto Sistema Otimizado de Fechamento de Tanque, desenvolvido pelos alunos Pedro Henrique George, Bruna Souza da Silva e André Gomes Knorr, do Centro de Formação Profissional Senai Comendador Clemenet Cifali, de Cachoeirinha,  ficou em segundo lugar na categoria Qualificação- Aprendizagem Básica na etapa nacional do Desafio Senai de Projetos Integradores. Participaram 4.786 soluções que correspondem a cerca de 20 mil alunos de todos os Estados.
Orientados pelos instrutores Waldo Cruz da Rosa e  Alexandro Sarmento Dutra, os alunos desenvolveram uma solução para otimizar o fechamento de um tanque, criando um sistema de fechamento com menos pontos de ancoragem que o modelo atual, diminuindo o consumo de fixadores e vedações. O projeto estima que o tempo da operação diminui de 2h30 min para 1h e que o custo reduz em 50%, incluindo os gastos com mão de obra.
O Desafio Senai de Projetos Integradores tem como objetivo encontrar soluções para problemas levantados pelas indústrias parceiras com a participação de estudantes de duas ou mais áreas. “A intenção além de promover a aproximação entre os estudantes e o setor industrial, é desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora”, explica o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein.