Tendo como principal meta dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho em seu segmento, a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) aposta na produção e análise de dados para respaldar a construção de políticas públicas voltadas à área no Estado. Neste sentido, a nova equipe da pasta apresentou suas estratégias à imprensa na manhã desta quinta-feira (16), em coletiva realizada no Centro Administrativo do RS.
Segundo o economista Antonio Lima, coordenador do Observatório do Turismo, o ponto de partida será a mensuração da soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo ramo no Estado. “Em parceria com o Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, iremos calcular o valor adicionado bruto deste PIB e mensurar isso ao longo dos anos para acompanhar o desenvolvimento efetivo e analisar novos potenciais”, afirma o especialista.
Junto a isso, haverá pesquisas com foco em informações econômicas e sociais, a partir do entendimento das necessidades, do fluxo e do perfil dos turistas. Em 2022, foram feitas entrevistas com foco comportamental do público presente em agendas estaduais como Expointer, Oktoberfest, Fenac, Festa das Rosas e Expovale. As entrevistas buscaram aferir questões como motivações, interesses turísticos, ticket médio e diversos outros fatores dos frequentadores para aferir o Perfil do Turista do Estado.
Lea mais no Jornal do Comércio