Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Slam das Minas leva arte, engajamento e poesia feminina à Praça da Matriz, por Adriana Lampert/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Grupo de mulheres ocupa espaço urbano difundindo ideias em versos na primeira edição do Slam das Minas de 2023 DANIELA ALVES DA SILVA/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Unindo poesia, educação e protesto, a primeira edição oficial de 2023 do Slam das Minas RS acontece às 16h deste sábado, na Praça da Matriz, em Porto Alegre. Como o próprio nome sugere, a competição é voltada exclusivamente para mulheres, que podem se inscrever gratuitamente no local.

“Uma parte da tarde é reservada para o verso livre (não competitivo) – que aceita a participação de homens”, acrescenta a poeta e slammer master Daniela Alves da Silva (Lella). Professora da rede pública, ela integra o coletivo desde sua criação, em 2016, e, junto com as outras oito integrantes, é responsável pela organização do evento.

“É um espaço de construção coletiva, que se baseia no potencial da escrita feminina. Tudo é feito de forma autônoma e autogestionada, onde dividimos as responsabilidades”, destaca Lella. “O Slam das Minas se propõe a ser um espaço de escuta e acolhimento para que mulheres possam expressar livremente suas vivências”, completa. Assédio, repressão sexual, machismo, racismo e homofobia são temas recorrentes nas poesias das integrantes.

Leia mais no Jornal do Comércio