Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Festa da Colheita do Arroz Orgânico reúne quatro mil pessoas em Viamão, por Luciane Medeiros/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
O MST deve colher cerca de 16 mil toneladas de arroz orgânico nesta safra LUCIANE MEDEIROS/ESPECIAL/JC

 

 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), maior produtor de arroz orgânico da América Latina, realizou na manhã desta sexta-feira (17) a 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão. Promovida em parceria com o Grupo Gestor do Arroz Orgânico, o evento reuniu cerca de quatro mil pessoas. Entre os presentes, ministros, deputados estaduais e federais, integrantes de movimentos sociais e outras autoridades. Integrantes de delegações internacionais de Cuba, Argentina, Guatemala e Venezuela também participaram da festa, bem como assentados de diversas regiões do Estado, estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e representantes de universidades como Ufrgs e Ufpel.

A colheita simbólica realizada na lavoura teve a presença de dirigentes nacionais do MST, parlamentares, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e a especialista em alimentação saudável, Bela Gil. Na sequência, no palco montado em outra área do assentamento com a presença de várias personalidades, entre elas o ex-governador Olívio Dutra e a ex-presidente Dilma Rousseff, ocorreu a assinatura de contratos e os discursos, com críticas ao governo Bolsonaro, ao uso de agrotóxicos e ao trabalho escravo nas lavouras.

Foram assinados três contratos para famílias assentadas em áreas afetadas pela estiagem no Rio Grande do Sul. Também foi entregue a proposta do primeiro projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para contemplar 5,6 mil famílias de 27 entidades populares de Porto Alegre, envolvendo 12 cooperativas do MST e mais de mil famílias assentadas, além de demandas de dois projetos estruturantes da cadeia produtiva do arroz agroecológico – beneficiamento de sementes e indústria do arroz parboilizado.

Leia mais no Jornal do Comércio