Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Governo Federal promete ampliar recursos para agricultores familiares gaúchos, por Camila Pessôa/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Reunião convocada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, deve alinhar novo repasse aos atingidos pela estiagem no RS. Ministro esteve em Viamão nesta sexta-feira | Foto: Ricardo Giusti

 

 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, convocou uma reunião para discutir sobre o aporte de novos recursos aos agricultores familiares gaúchos atingidos pela estiagem. A agenda foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, nesta sexta-feira, durante a 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão. “Agora estamos nos debruçando sobre uma segunda fase, que dialoga com o que a Fetag tem pedido”, afirmou Teixeira.

A expectativa do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, é que a nova remessa seja anunciada até o próximo dia 30, data em que a federação programa um protesto em Porto Alegre. “Os protestos estão marcados, se eles anunciarem as medidas antes e atenderem às nossas demandas a gente suspende, mas só vamos suspender se eles anunciarem”, afirmou Silva. As demandas principais do setor são o fornecimento de milho de balcão ao Estado, com subsídio de 30% para os produtores, a prorrogação de dívidas e desconto de 35% nos financiamentos agrícolas de custeio e investimento para quem não têm Proagro e não têm seguro.

Leia mais no Correio do Povo