Um brasileiro, de 42 anos, invadiu o Consulado do Brasil na capital argentina exigindo, sob ameaças e agressividade, um passaporte porque “precisava fugir” por estar sendo “perseguido no Brasil”. O Grupo Especial de Operações Especiais da polícia argentina foi acionado e a rua em frente ao Consulado, bloqueada.
O Consulado do Brasil em Buenos Aires precisou acionar a Polícia Federal Argentina para controlar um brasileiro que ameaçava funcionários e diplomatas caso não conseguisse um passaporte. O Grupo Especial de Operações Especiais da Polícia bloqueou a rua em frente ao Consulado e preparou o edifício para uma evacuação.
“O brasileiro disse que se tratava de um caso urgente. Por isso, deixaram que ele subisse ao Consulado. É um andarilho em situação de rua, mas tinha uma aparência normal. Não tinha os documentos necessários para a emissão de um passaporte. Quando ouviu uma negativa, entrou em transe. Uma coisa impressionante. Ficou muito agressivo. Foi um triste caso de surto psicótico”, contou à RFI o cônsul brasileiro em Buenos Aires, Denis Fontes de Souza Pinto.
Leia mais em RFI