O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ministros de Estado cancelaram a ida à China após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar que suspendeu a viagem por recomendação médica. Lula foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e influenza A e está em observação. O Palácio do Planalto informou, neste sábado, 25, que a visita será remarcada para uma “nova data” e que as autoridades chinesas foram comunicadas.
Uma parte da comitiva de Lula já está na China, além de uma centena de empresários. Com o cancelamento da missão, autoridades que decolariam junto com o presidente também adiaram a viagem, que perdeu o status de encontro de chefes de Estado.
Em nota, Pacheco confirmou que permanece no Brasil e aproveitou para “estimar uma pronta recuperação ao presidente Lula”. Além do presidente do Congresso, os ministros de Estado que seguiriam com Lula permanecerão no País, como Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Juscelino Filho (Comunicações).
Leia mais em O Estado de São Paulo