A 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre foi lançada neste domingo, 26, na Colônia Z5 dos Pescadores, na Ilha da Pintada. O prefeito Sebastião Melo participou da programação, que faz parte das comemorações dos 251 anos da Capital.
“A história da cidade se mistura com a história da Feira do Peixe. Aqui tem solidariedade, parceria e trabalho de muita gente. A feira oferece preço bom, qualidade boa e alimento seguro na mesa”, diz Melo.
A Feira do Peixe é organizada pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, por meio da Diretoria de Articulação Institucional, e tem como parceiros a Colônia Z5, a APPSUL e os Atacadistas de Pescados.
Em sua 243ª edição, será realizada em três pontos da cidade: de 3 a 7 de abril no Largo Glênio Peres e de 5 a 7 de abril na Restinga e no Belém Novo (Extremo-Sul). A tradição ganhou força com a descentralização: as duas feiras que se somam à do Largo Glênio Peres já acontecem há alguns anos: a 21ª Feira da Restinga, na Esplanada da Restinga, e a 11ª de Belém novo, no Extremo-Sul.
De acordo com o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, o lançamento da Feira do Peixe se caracteriza pela efervescência cultural e artesanal, que vem se somar ao trabalho dos pescadores. “Ao assumir a produção primária, como mais um braço nas atividades da Secretaria de Governança, posso acompanhar de perto esse trabalho de geração de renda que estimula a atividade econômica dos profissionais do pescado e a cadeia produtiva dessa importante área”, afirma.