Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Sobe para 22 o número de projetos eólicos offshore no RS tramitando no Ibama, por Jefferson Klein/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Capacidade instalada de empreendimentos soma 58.679 MW PAUL ELLIS/AFP/JC

 

 

O Rio Grande do Sul, que fechou 2022 com 21 projetos de energia eólica offshore (no mar) com processos de licenciamentos tramitando no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 2023 registrou mais um empreendimento ingressando nesta lista. A mais recente iniciativa, chamada Ibi Offshore e pertencente à empresa Chiri Renovables, prevê a instalação de 140 aerogeradores para uma capacidade instalada de 1,96 mil MW (cerca da metade da demanda média de energia elétrica do Estado).

O planejamento do complexo prevê sua implantação na costa do município de São José do Norte. De acordo com dados atualizados no final de março pelo Ibama, os 22 projetos eólicos offshore a serem construídos no Estado somam uma potência de 58.679 MW. A estimativa de mercado é que para cada MW offshore instalado seja necessário um investimento de pelo menos R$ 10 milhões.

O Rio Grande do Sul, assim como no final do ano passado, continua sendo a região do País com maior capacidade instalada em projetos eólicos offshore tramitando no Ibama. Quanto ao número de parques, os gaúchos também aparecem na primeira posição empatados com o Ceará.

Leia mais no Jornal do Comércio