Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Veranópolis espera receber 60 mil pessoas na XI Femaçã, por João Dienstmann/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Corte da festividade relata expectativa com a movimentação de visitantes no Parque de Exposições José Bin /ISABELLE RIEGER/JC

 

 

A cidade de Veranópolis, na Serra, finaliza os preparativos para receber cerca de 60 mil para a XI Femaçã, que ocorrerá entre os dias 14 e 16 e 20 e 23 de abril, no Parque de Exposições José Bin. Após quatro anos, o evento movimenta o pequeno município e resgata o espírito comunitário, ao estimular diversos setores da economia local que aguardam pela festividade.

Com o mote “Um doce desejo”, neste ano o público poderá conferir os mais de 130 expositores, sendo cerca de 60% de negócios locais, além de três palcos para shows, palestras e atrações culturais e duas praças de alimentação. Entre os destaques da festa está o espaço destinado às comunidades do interior de Veranópolis, que celebram os 125 anos de emancipação do município, e a homenagem ao agricultor José Bin, pioneiro no cultivo da maçã no Brasil.

Em Veranópolis, a produção de maçã ocorre desde 1935. Conforme explica o presidente da comissão organizadora da Femaçã, Vagner Cielo, atualmente são 14 produtores que ainda seguem no cultivo, com colheita média de 5 milhões de quilos anuais. O fruto do tipo Eva é a protagonista dentre as produzidas.

Leia mais no Jornal do Comércio