Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Safra gaúcha de noz-pecã chegará a 5 mil toneladas neste ano, por Nereida Vergara/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Abertura oficial da colheita da fruta ocorre nesta sexta-feira, em Santa Maria, e confirma Rio Grande do Sul como o maior produtor do Brasil. Com pico de produção a cada dois anos, em 2023 o volume colhido de noz-pecã deve ser maior em quase mil toneladas | Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa/Divulgação/CP

 

 

Maior produtor de noz-pecã do Brasil, o Rio Grande do Sul celebra nesta sexta-feira, dia 14, a sua 5ª Abertura Oficial da Colheita, desta vez na Fazenda Santa Leocádia, na localidade de Santa Flora, distrito de Santa Maria. A propriedade do pecanicultor Eduardo Klumb tem 130 hectares de nogueiras plantadas e deve recebe autoridades para a cerimônia.

Atualmente, são plantados nos três estados do Sul cerca de 11 mil hectares de nogueira, dos quais, explica o presidente do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan), Eduardo Basso, 6 mil são produtivos. A expectativa é de que a safra chegue a 7 mil toneladas de frutas, 5 mil toneladas apenas no Rio Grande do Sul. Basso esclarece que a produção de noz-pecã não passou incólume pela estiagem. Embora a cultura não tenha registrado prejuízos quanto à produtividade das árvores, a falta de chuva afetou o calibre das frutas, fazendo com que tenham menor peso.

Leia mais no Correio do Povo