Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Fiocruz endossa potencial terapêutico da Cannabis/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Entidade chama atenção para a necessidade de regulação e políticas públicas. Prédio da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Créditos: Fiocruz/Divulgação - Fiocruz/Divulgação

 

 

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) publicou, na última quarta-feira (19), nota técnica endossando o potencial terapêutico da Cannabis medicinal. Os efeitos dos derivados da Cannabis, como o CBD (Canabidiol, substância sem efeito psicoativo) e o THC (Tetrahidrocanabidiol, com efeito psicoativo), sobre algumas doenças já foram confirmados por uma série de pesquisas científicas, que se multiplicam ao redor do mundo.

O texto é assinado pelo Programa Institucional de Políticas de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da Fiocruz e informa ter “o objetivo de fornecer subsídios embasados na literatura científica para as instituições responsáveis pela legislação, regulamentação, pesquisa, produção, padronização, distribuição e uso da Cannabis e derivados para fins terapêuticos no Brasil, bem como para a sociedade em geral”.

Segundo a nota, o objetivo é contribuir para “o aprimoramento do conhecimento acerca do tema e para o avanço do acesso aos tratamentos baseados em Cannabis e derivados”. Também destaca as doenças (veja quadro abaixo) para as quais existem evidências científicas de maior grau sobre os efeitos terapêuticos da Cannabis medicinal. A preocupação do grupo de pesquisadores é estabelecer políticas públicas para formar profissionais capacitados, estimular a produção dos insumos para pesquisa. “Consideramos crucial que o Brasil se posicione na vanguarda deste processo, investindo decididamente na produção científica nacional.”

Leia mais na Folha de São Paulo