O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (3) a contratação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realização de uma análise de modelos de participação de investimentos privados em prol de serviços de água e saneamento no Estado. A partir da formalização do contrato, o BNDES ficará responsável por contratar uma empresa ou um consórcio especializado para formatar o modelo de negócio a ser aplicado. O valor do contrato do estudo será de R$ 8.351.175,77.
Segundo a assessoria do governo, a medida objetiva alcançar os critérios estabelecidos pelo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/20). “O produto final, que apontará a modelagem ideal, é um importante instrumento para acelerar o investimento necessário para garantir o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário a todos os pernambucanos”. A previsão é de que até o fim do próximo ano sejam desenvolvidos os estudos que apresentem as propostas do modelo de negócio.
A governadora Raquel Lyra assinará o contrato na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, na tarde de hoje. O secretário de Projetos Estratégicos, Diogo Bezerra, participará do ato. O contrato terá ainda a assinatura do secretário de Recursos Hídricos e de Saneamento, José Almir Cirilo.
Leia mais em Diário de Pernambuco