Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Após assembleia, metroviários mantém paralisação na Trensurb na segunda-feira, por Felipe Faleiro/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Conforme o Sindimetrô RS, trens não vão circular em ambos os sentidos durante todo o dia. 110 mil passageiros dependem do transporte via trens na Região Metropolitana diariamente | Foto: Guilherme Almeida

O Sindicato dos Metroviários do RS (Sindimetrô RS) manteve a decisão de entrar em greve a partir desta segunda-feira. A medida foi definida após nova assembleia geral da categoria na tarde de domingo. Por conta da paralisação, os serviços da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A (Trensurb) serão impactados. Os trens não devem circular em ambos os sentidos durante todo o dia, afetando 110 mil passageiros que dependem deste transporte, segundo o sindicato. Na terça, o serviço volta ao normal.

No sábado, representantes dos metroviários, empresa pública de trens, Ministério Público e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) realizaram reunião de mediação na sede do tribunal. O resultado do encontro trouxe certo alento à categoria, que prometeu levar a resposta da Trensurb à categoria. “Houve proposta para o avanço das negociações”, afirmou o presidente do Sindimetrô RS, Luiz Henrique Chagas. A Trensurb levou à reunião no TRT4 a intenção de encaminhar ao Conselho de Administração a possibilidade de rever decisão administrativa dos pagamentos dos adicionais de risco de vida e periculosidade, algo que, segundo o sindicato da categoria, não estava sendo cumprido pela empresa. Segundo o Sindimetrô RS, o acordo coletivo de trabalho firmado entre as partes estaria sendo descumprido.

Leia mais no Correio do Povo