O Rio Grande do Sul possui 27 regiões turísticas regionalizadas e mapeadas pelo Secretaria Estadual do Turismo, e uma delas se diferencia por reunir diferentes atrativos: a Costa Doce Gaúcha. Nos 21 municípios da região, os visitantes encontram praias de águas doces e salgadas.
São rios, cachoeiras, serras, reservas naturais, patrimônios históricos, arquitetônicos e religiosos, marcas profundas das diferentes culturas que formaram o povo gaúcho, gastronomia típica e, claro, eventos culturais, étnicos, regionais e esportivos.
Essa diversidade de atrativos é o cartão de visitas que a região tem usado para conquistar um espaço entre os principais destinos turísticos do Estado e firmar o turismo como uma alternativa real e viável para o desenvolvimento local.
Com o auxílio do Sebrae-RS e do governo do Estado, as prefeituras e empreendedores têm organizado e profissionalizado o segmento que nos últimos cinco anos conseguiu resultados históricos como a abertura de 6,5 mil empreendimentos de turismo, entre os quais 103 agências de turismo.
Leia mais no Jornal do Comércio