Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

11ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente: Grupos de Trabalho entregam propostas e moções após debate das temáticas dos eixos temáticos

Detalhes Notícia
A atividade da 11ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente contou com a presença de delegados de todo o Estado

Nesta terça-feira (9/5), no Salão de Atos da PUCRS, ocorreu o segundo dia de atividades da 11ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. No dia de hoje, os Grupos Temáticos reuniram-se para definirem as propostas e moções visando a dar andamento na construção de soluções para os eixos temáticos.

No total, foram formados 25 grupos de trabalho, cinco para cada um dos eixos. Após as definições, os materiais foram entregues para passarem pelo processo de sistematização, que organizará e alinhará as propostas, que serão consequentemente votadas.

Participante do grupo dois de “Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19”, Andreia Paz Rodrigues, conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) salienta a importância do momento. “Hoje, temos a participação de diversos representantes dos municípios e de muitos adolescentes, que estão participando dos debates ativamente. O nosso objetivo, no grupo dois, é o de garantir o acesso a direitos de crianças e adolescentes”, concluiu.

O processo de sistematização será finalizado durante a manhã desta quarta-feira (10/5).

Apresentação dos Eixos Temáticos
Durante a manhã de hoje, foram apresentados os eixos temáticos norteadores do processo de conferência nacional, que foram debatidos nos Grupos Temáticos. As propostas serão votadas na Plenária Final, e serão definidas, para ser encaminhada a Conferência Nacional, três delas para cada eixo .

Confira os eixos:

1)Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia;

2)Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;

3)Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;

4)Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;

5)Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Oficinas
Na manhã desta quarta-feira (10/5), estarão ocorrendo oficinas que visam à discussão e ao debate de temas relacionados às infâncias e às adolescências no cenário contemporâneo. A mediação será realizada por pessoas convidadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA/RS).