Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Abrace Energia alerta para aumento das tarifas de gás natural no RS que poderá deixá-las entre as mais altas do Brasil/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Reajuste da Sulgás está sendo analisado pela Agergs JANINE PONTES / DIVULGAÇÃO SULGÁS/JC

 

 

O reajuste da margem de distribuição do gás natural fornecido ao mercado gaúcho pela Sulgás, que está sendo avaliado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), poderá colocar a tarifa do combustível entre as mais elevadas do Brasil e a mais cara para o segmento residencial. A advertência é feita pela Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace Energia).

Pela proposta apresentada, que será submetida à audiência pública na Agergs na próxima quarta-feira (17), a margem de distribuição da concessionária pode passar de R$ 0,3756 pelo metro cúbico de gás natural para R$ 0,6137, mais de 60% de aumento. Essa parcela cobre todos os custos operacionais da companhia, remunera seus investimentos e reembolsa os impostos sobre a renda. Ou seja, esse reajuste refere-se ao serviço de distribuição prestado pela Sulgás e não ao custo da chamada “molécula” do gás natural que a concessionária compra de outras empresas.

Leia mais no Jornal do Comércio