Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
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Brasil tem quatro mil empresas conectadas a redes e centrais de negócios no setor supermercadista

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O Brasil mantém quatro mil empresas de supermercados conectadas a 133 redes e centrais de negócios supermercadistas distribuídas em 14 estados, segundo um levantamento inédito do Observatório Brasileiro de Redes e Centrais de Negócios. O segmento é o que possui o maior número de redes associativas mapeadas, num universo de 501 redes e centrais de negócios que, juntas, reúnem mais de 25 mil empresas em atividade em diferentes setores econômicos. Os grupos supermercadistas estão à frente de outros setores populares neste nicho de mercado, como farmácias (106 redes e centrais de negócios) e varejo de materiais de construção (88).

No ramo de redes e centrais de negócios no varejo alimentício, os destaques nacionais são os estados de Minas Gerais, com 22 redes de negócios, seguido por São Paulo, com 19, e o Rio Grande do Sul, com 17. Os demais estados impactados são Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Espírito Santo, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Liderado pelo pesquisador e professor Douglas Wegner, da Fundação Dom Cabral – FDC, o estudo revelou ainda a existência de uma base de sustentação para o desenvolvimento do núcleo de empresas participantes dessas redes e centrais de negócios, com pelo menos seis entidades de fomento ao associativismo na categoria de materiais de construção.