Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Petrobras confirma discussão sobre mudança em política de preço para diesel e gasolina, por Circe Bonatelli e Wesley Gonsalves/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Na última sexta-feira, 12, Jean Paul Prates, presidente da estatal, já havia dito que a companhia iria reavaliar o preço dos combustíveis nesta semana. Estatal vai discutir política de preços Foto: Fernando Frazao/Agência Brasil

 

A Petrobras publicou um comunicado ao mercado na tarde deste domingo, 14, confirmando que está discutindo internamente alterações em suas políticas de preço para diesel e gasolina, que serão analisadas pela diretoria executiva no início da semana e que poderão resultar em uma nova estratégia comercial para definição de preços desses combustíveis.

No comunicado, a Petrobras afirmou ainda que eventuais mudanças estarão pautadas em estudos técnicos, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis.

Nivalde de Castro, professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), acredita que a mudança na política de determinação de preços da gasolina e do diesel deve ser na direção de desvincular completamente, ou em grande parte, do preço dos combustíveis do mercado internacional, o que exigirá, segundo o especialista, uma série de estudos técnicos por parte da estatal. “Nos parece que essa declaração tão geral [da Petrobras] vai na direção de reduzir significativamente a fixação dos preços da produção de combustíveis nacionais ao petróleo internacional”, diz.

Leia mais em Estado de São Paulo