Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Juro adia ‘sonho da casa própria’; intenção de compra de imóvel chega ao menor nível em três anos, por Márcia De Chiara/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Financiamento caro e escasso e incertezas em relação à renda e ao emprego impedem a realização de comprar imóvel próprio no Brasil. José Carlos Martins, presidente da CBIC, diz que o financiamento de unidades novas pode ter caído até mais de 30% no primeiro trimestre ante igual período de 2022 Foto: Marcos Corrêa/PR

 

 

Juros altos e incertezas em relação ao emprego e a renda estão adiando o sonho da compra da casa própria. No primeiro trimestre deste ano, 40% do brasileiros pretendiam adquirir um imóvel residencial novo ou usado nos próximos três meses – a menor marca em três anos, segundo pesquisa da Raio-X FipeZap+.

O índice foi feito com base na intenção de compra de 1.077 usuários ativos dos portais de venda de imóveis Zap+ e Viva Real no período. É o número mais baixo desde o primeiro trimestre de 2020, quando a parcela daqueles que pretendiam adquirir um imóvel era de 36%. O resultado dos três primeiros meses deste ano também está quatro pontos abaixo do último trimestre de 2022 (44%).

O economista Alison de Oliveira, coordenador de índices da FipeZap e pesquisador da Fipe, diz que há um número menor de famílias dispostas a comprar imóveis por causa da insegurança no mercado de trabalho aliada ao alto custo dos financiamentos imobiliários.

Leia mais em O Estado de São Paulo