Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
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Porto Alegre: Fundação Iberê recebe neste domingo a terceira edição do Sarau Bach Brasil

Detalhes Notícia
Cravista Fernando Cordella e solistas apresentam obras de Bach, Händel e Vivald. Apresentação ocorre às 17h, no auditório. Ingressos gratuitos e limitados.

 

 

 

Neste domingo (21), a Fundação Iberê abre suas portas para o 3º Sarau Bach Brasil. O recital traz obras de Bach, Händel e Vivaldi, interpretadas com instrumentos de época pelo cravista e diretor artístico Fernando Cordella e os solistas convidados do Ensemble Bach Brasil: Cíntia de Los Santos (soprano), Giovani dos Santos (violino barroco) e Marcio Ceconello (violino barroco). A apresentação ocorre às 17h, no auditório. A entrada é gratuita, com ingressos limitados e distribuição de senha.

Cordella é considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina. Maestro e diretor artístico da Sociedade Bach Porto Alegre, recebeu em São Paulo o prêmio TOYP JCI como a figura mais expressiva no Brasil de 2015, na categoria “Êxito Cultural”. Tem atuado como solista e maestro convidado nas principais orquestras do Brasil e exterior, em projetos com Luis Otávio Santos, Peter van Heyghen, Nathalie Stutzmann, Olivia Centurioni, Roman Garrioud, Michaela Comberti, Bart Naessens, Rodolfo Richter, entre outros. É coordenador da Oficina de Música Barroca da Escola Municipal de Música de São Paulo e professor da Classe de Cravo da mesma instituição – Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Pianista de formação, teve sua orientação com a pianista brasileira Dirce Knijnik e, mais tarde, na Universidade Federal do Rio Grande Sul com André Loss. No cravo, Nicolau de Figueiredo foi o seu principal mestre.

Sobre a Bach Society Brasil

Johann Sebastian Bach nasceu em 1685, em Eisenach, e faleceu em Leipzig, em 1750, na atual Alemanha. Ainda que tenha sido reconhecido em vida, sua obra permaneceu quase totalmente esquecida até o início do século 19. As “Bach societies”, surgidas a partir deste período, na Europa e América, representam esforços no sentido de preservar e difundir o trabalho do compositor. Na primeira metade do século 20, houve uma “Bach Society” no Brasil, e, com emoção, entusiasmo e responsabilidade, ressurgiu anos depois como fruto de uma paixão coletiva por sua obra.

Iniciada em 2020, em Porto Alegre, por um grupo de profissionais e amantes da música barroca, a Bach Society Brasil busca resgatar a autenticidade da obra do compositor através da interpretação com instrumentos de época e intérpretes especialistas nesse estilo. Além da série de concertos apresentados mensalmente de forma online ou presencial, a organização disponibiliza no YouTube (@EROICAmusica) filmagens de excelência da obra de Bach, interpretadas por músicos brasileiros radicados no Brasil e exterior. Tudo sobre a sociedade está no site www.bachbrasil.com.

A Fundação Iberê tem o patrocínio do Grupo Gerdau, Grupo GPS, Itaú, Grupo Savar, Renner Coatings, Grupo IESA, CMPC, Perto, Ventos do Sul, DLL Group e da Renner, Dell Technologies, Hilton Hotéis, Laghetto Hotéis, Coasa Auditoria, Syscom e Isend, com realização da Petrobras e Ministério da Cultura/ Governo Federal. A Bach Society Brasil tem o apoio do Goethe Institut.

SERVIÇO
3º Sarau Bach Brasil com o cravista Fernando Cordella e solistas do Ensemble Bach Brasil
Quando: 21 de maio | Domingo | 17h
Onde: Auditório da Fundação Iberê (Avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal)

Entrada gratuita, com distribuição de senha

PROGRAMA
Michel Lambert (1610 – 1696)

– Vos méspris chaque jour, Air de Cour

Georg Friedrich Händel (1685 – 1759)

– Passacaille em Sol menor, HWV 432

Arcangelo Cordelli (1653 – 1713)

Sonata em Lá Maior para violino e cravo, Op.5 No.9

– Largo

– Giga, Allegro

– Adagio

– Tempo di Gavotta, Allegro

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

– Aria das Variações Goldberg, BWV 988

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Sonata em Sol menor para violino e cravo obbligato, BWV 1020

(atribuída a Johann Sebastian, autoria provável Carl Philipp Emanuel)

– Allegro

– Adagio

– Allegro

Georg Friedrich Händel (1685 – 1759)

– Piangeró la sorte mia, da ópera Giulio Cesare, HWV 17