Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Canoas busca recursos com o Estado para quitar dívidas com hospitais/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Município pleiteia maior repasse para pagar as três instituições da cidade /ITAMAR AGUIAR/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

Diante de um montante de dívidas de mais de R$ 169 milhões, a prefeitura de Canoas tem enfrentado dificuldades para colocar a casa em dia em diversos setores, mas, em especial, na área da saúde. Tendo em vista o quadro preocupante, que se refere a manutenção dos repasses para os hospitais da cidade – para que esses continuem em pleno funcionamento – o prefeito Jairo Jorge recorreu ao governo do Estado e teve uma reunião com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, em busca de alternativas e soluções para normalizar os atendimentos.

As três instituições da cidade (Hospital Universitário, Nossa Senhora das Graças e Pronto Socorro) são referências para 156 municípios. No encontro, o prefeito relatou sobre as dívidas identificadas e atualizou sobre os repasses que já conseguiu efetivar para que os hospitais não paralisem os serviços.

Durante a reunião, o prefeito salientou que mais de 33% dos pacientes são de outras cidades. “Agora é hora de união e esforço de todos. Estamos fazendo a nossa parte, economizando, buscando recursos, mas precisamos de ajuda. A situação é alarmante. Reclamar não resolve, então, estamos procurando soluções que nos ajudem a superar esse grave momento, principalmente na área da saúde”, destacou Jairo.

Leia mais no Jornal do Comércio