Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Juiz vai ouvir Palocci sobre 'eventuais abusos e tortura' na Lava Jato, por Catarina Scortecci/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ex-ministro de Lula firmou acordo de delação após ter permanecido preso por dois anos. O ex-ministro Antonio Palocci, durante depoimento em seu acordo de colaboração - Reprodução vídeo

 

 

Um dos principais nomes do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Antônio Palocci quer ser ouvido pelo juiz federal Eduardo Appio, que assumiu os processos da Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba no início do ano e se tornou conhecido pelas críticas que faz a autoridades da operação. Uma audiência foi marcada para sexta-feira (19).

Em uma petição apresentada pelo advogado Tracy Reinaldet, Palocci se coloca à disposição para esclarecer o contexto da sua prisão, do seu acordo de colaboração premiada e também apontar “excessos e erros” da Operação Lava Jato.

Sem antecipar fatos específicos, Palocci diz que seu objetivo é contribuir para o aprimoramento do sistema de Justiça penal, para “torná-lo mais democrático e garantista, evitando a perpetuação de desrespeitos à Constituição da República, ao Código de Processo Penal e à Lei 13.869/2019”, que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade.

Leia mais na Folha de São Paulo